quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Formatando um HD no Mac

Vamos aprender agora a formatar uma unidade de disco que esteja conectada a seu Mac, seja ela um HD externo, interno ou uma pendrive. Para realizar esta tarefa utilizaremos o Utilitário de Disco.

Primeiramente, vá na pasta Aplicativos e procure a pasta Utilitários.
Uma vez nela, procure pelo ícone do Utilitário de Disco.


















Dê um duplo clique no Utilitário de Disco e você terá acesso a tela abaixo:





















No lado esquerdo da tela, você terá um coluna onde mostrará todos as unidades de disco, externas ou internas, encontrados pelo sistema. No exemplo abaixo, vamos formatar uma pendrive ok?

Clique na unidade de disco que deseja formatar, no caso de nosso exemplo, a pendrive.





















Observe que ao clicar na unidade de disco que deseja formatar, as opções no lado direito da coluna tornam-se disponíveis para uso. No caso, vamos optar pela aba ERASE (apagar).

Em FORMAT mantenha a opção padrão de Mac OS Extended (Journaled). Em NAME coloque o nome que deseje usar na unidade de disco. No caso, se não inserir nenhum nome ele aceitará o nome padrão UNTITLED. Ok?

Basta agora clicar no botão ERASE.

Neste momento, um aviso surgirá na tela, como na figura abaixo:











O aviso pede para confirmar que você estará formatando a unidade de disco que escolheu e todos os dados nela gravados serão apagados. Ok? Clique em ERASE.

Aguarde alguns segundos e pronto. Sua pendrive ou unidade externa estará formatada, apagada, pronta para uso.

Importante: Apagar ou formatar um HD ou pendrive não significa que você definitivamente apagou os arquivos que nela se encontravam. Através de ferramentas de recuperação é possível recuperar arquivos de Hds formatados, isso devido aos níveis de formatação existentes, mas isso será assunto de um outro post ok?

Um grande abraço a todos.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Problemas ao gravar CD ou DVD no Mac

Isso é cada vez mais comum:

Você tenta gravar um CD ou DVD no seu Mac e recebe de presente uma mensagem de erro do sistema informando que por algum motivo não foi possível gravar o seu projeto, música ou backup no CD ou DVD que você escolheu. E agora?

O primeiro ponto a ser observado é, na minha opinião, a marca da mídia (CD ou DVD) que você está usando. Pode parecer engraçado gravar uns e não gravar outros, mas podemos explicar isso também.

Parece papo de quem quer vender mídias de marcas conhecidas no mercado como Sony, Panasonic, LG etc... Mas não é.

Em muitos locais no RJ (e em todo o Brasil) você encontra os "camelódromos" da vida, onde se vende de tudo: Mídias originais e piratas. Isso mesmo, CDs e DVDs falsos, de má, péssima qualidade.

As falsas mídias são bem mais baratas do que as mídias originais e de marca, porém, sua qualidade é muito inferior, pode acreditar.

Ao comprar uma mídia para gravar em seu Mac ou até mesmo em seu PC, fique atento e não gaste seu dinheiro de bobeira (isso mesmo, comprar mídia deste tipo é jogar dinheiro no lixo).

Observe se a superfície do CD ou DVD (aquela parte de cima onde fica o rótulo da marca) tem uma proteção que mais parece uma camada de resina, que ajuda a proteger a mídia de danos sérios como arranhões (pensou que deveria se preocupar com arranhões somente na parte debaixo do CD ou DVD não é? está enganado).

A parte de cima da mídia é onde ficam gravados os dados. Eles são gravados pelo lado de baixo (aquela parte que mais parece um espelho), por isso o CD ou DVD entra no drive como o rótulo para cima, para que o feixe do laser possa gravar os dados debaixo para cima.

Uma mídia que não tem uma proteção adequada na parte superior pode ser danificada com um simples arranhão e aí, lá se vão os seus dados embora.

É claro que o gravador de DVD de seu Mac (ou até mesmo o sistema operacional) pode estar com problemas e necessitar de reparos (no caso do sistema) ou troca (no caso do gravador), mas em geral, o primeiro problema começa com as mídias de má qualidade.

Pode ser um erro do usuário, onde ele não saiba gravar um CD ou DVD por que ele nunca precisou? Sim, pode acontecer, mas em geral, a mídia tem sempre mais culpa.

Mas para orientar os usuários, fique atento ao próximo post, onde vou mostrar como é fácil gravar um CD ou DVD no seu Mac.

Até lá.

Cuide da bateria de seu portátil

Muitos usuários Mac reclamam de problemas relacionados a bateria de seus portáteis, seja ele um iBook, PowerBook, Macbook ou Macbook Pro.

Vamos entender um pouco como funciona o carregamento de uma bateria:

A bateria foi desenvolvida para receber carga, manter esta carga durante um determinado período e descarregar esta carga ao ser utilizada pelo portátil. A cada vez que a bateria é descarregada quase por completo e recarregada novamente até sua totalidade (100%), dizemos que a bateria realizou um ciclo completo de carga.

A bateria tem um determinado número de ciclos que ele consegue realizar durante sua vida útil. Ao final deste número total de ciclos ela começa a apresentar problemas de carga. O principal sintoma é quando seu portátil fica conectado ao carregador de parede recarregando sua bateria e ao final do período, quando a bateria diz estar com 100% de sua capacidade, você percebe que ao usá-la ela não aguenta muito tempo, descarregando mais rápido do que deveria. Isso é um sinal de que sua bateria não está bem de saúde e em pouco tempo você terá de trocá-la por uma nova. A sua vida útil está chegando ao fim.

Um portátil foi desenvolvido para ter uma bateria pois ele precisa ser transportado de um lado para o outro. Caso contrário, se você ficasse com ele ligado a tomada o tempo inteiro ele seria um desktop e não um portátil! Portanto, a bateria é uma parte do portátil, ele não foi construído para viver sem ela.

Eu já ouvi diversas pessoas e até mesmo profissionais da área técnica falando para o cliente: "Deixe seu portátil sem a bateria e só a use quando você quiser levar o portátil para outro lugar, assim você vai aumentar o tempo de vida útil da sua bateria". Sinceramente, isso é o maior absurdo que alguém pode dizer. A bateria não está lá para ser retirada e conectada o tempo inteiro! Ainda mais por que a cada vez que você quisesse realizar este procedimento teria de obrigatoriamente desligar seu portátil para fazê-lo (nunca, nunca retire a bateria de seu celular com ele ligado).

Eu desafio qualquer fabricante de computadores portáteis (até mesmo outras marcas que não sejam Apple) e fabricantes de telefones celulares, a vir a público concordar com esta afirmação.

A bateria existe para ser carregada e descarregada.


Quer aumentar o tempo de vida útil de sua bateria, diminua os ciclos de carga.

Mas como faço isso?

É simples: Quando sua bateria estiver em 50% de carga, você conecta o carregador de seu portátil na parede e aguarde a carga da sua bateria chegar aos 100% novamente.

Pronto, você deu 1/2 carga em sua bateria, ou seja, ela não completou o ciclo completo então ela fez 1/2 ciclo entendeu? Na próxima vez que você fizer este procedimento (ou seja, der outra 1/2 carga) ela vai dar outro 1/2 ciclo, completando 1 ciclo ao invés de 2, entendeu?

Mas lembre-se do que diz o seu amigo aqui: Nunca, jamais em sua vida fique tirando e colocando a bateria de seu portátil ou até mesmo celular pensando que assim você vai economizar a bateria.

Imagine se seu portátil estiver conectado a parede (sem a bateria) e neste momento faltar luz? Ele apaga, você corre o risco de perder seu arquivo de trabalho, causar um problema no equipamento pelo desligamento involuntário da máquina, corromper o sistema ou causar danos maiores ao seu equipamento.

Vai comprar um no-break para o seu portátil? Quer jogar dinheiro fora ou está sobrando dinheiro pra isso? Fala sério, você já tem um nobreak nele: A sua bateria!

Quem discordar disso, me prove o contrário!

Um grande abraçø a todos!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

iPhones 3G/3Gs na firmware 3.1.2 desbloqueados!

E atenção usuários de iPhone 3G e 3Gs:

Já está disponível o desbloqueio para qualquer operadora utilizando a recém-lançada firmware 3.1.2, o que antes não era possível devido ao problema relacionado a versão da baseband do aparelho, travada pela Apple.

Como o novo desbloqueio já é possível ter em seu aparelho a versão atualizada do sistema (3.1.2) e utilizar o chip de sua operadora de telefonia celular preferida (Vivo, Claro, Oi ou Tim).

Agora só falta desbloquear e ser feliz!

Mais informações por email: ribeirorj.mac@gmail.com

Atualização Snow Leopard: Lançado o 10.6.2

No último dia 09 de Novembro a Apple disponibilizou a atualização 10.6.2, portanto, atualizem seus sistemas.

A nova atualização melhora a compatibilidade do sistema, a segurança e é claro a sua performance.

Se quiser saber mais detalhes, visita a página da Apple clicando aqui.

Abraço a todos.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

DVD feito de pedra dura 1.000 anos!!!

Pois é, parece brincadeira ou mentira mas não é.

A empresa Cranberry criou o DiamonDisc. Um DVD feito de uma pedra sintética que fica transparente.

A empresa garante que o disco dura nada mais, nada menos, do que 1.000 anos!!

Quer conferir? Acesse o site da Cranberry.

Inventam cada uma!

De volta ao trabalho.

Amigos,

Por motivo de força maior fui obrigado a me ausentar nos últimos dias, o que me impediu de atualizar o nosso Blog, mas estou retornando as atividades normais a partir de hoje.

Um grande abraço a todos!


sábado, 3 de outubro de 2009

Snow Leopard: Finalmente instalado!

Amigos, neste final de semana finalmente realizei o upgrade em meu iMac, atualizando a versão do sistema para o novo Mac OS 10.6 Snow Leopard.

Sua instalação foi tranquila, simples e estável. Todos os aplicativos que já se encontravam instalados no sistema anterior (10.5) funcionaram normalmente, sem surpresas.

Até mesmo o Windows, rodando através do VMWare Fusion, está funcionando bem e em alguns momentos parece até estar mais rápido do que antes.

Durante a semana realizarei mais testes e vou postar os resultados aqui ok?

Até agora o upgrade valeu a pena!

sábado, 26 de setembro de 2009

Porta Firewire 400 nos novos Macs

Muitos usuários tem em casa ou no trabalho seus cases ou HDs externos firewire usando a boa e eficiente porta Firewire 400 (6 pinos).

Infelizmente, nos novos equipamentos Apple esta porta Firewire 400 não existe mais (presente somente no MacBook White). Ela foi substituída pela porta Firewire 800 (9 pinos) que garante maior velocidade de transferência.

Quer dizer que você não poderá mais utilizar seu bom e velho HD externo Firewire 400 nos novos Macs? Não. Não é verdade.

Tudo o que tem de fazer é adquirir um adaptador ou cabo de Firewire 800 (9 pinos) para Firewire 400 (6 pinos).

O cabo custa R$ 60,00 (Made4You Informática) e resolverá este problema.

Abraços.

Falta de matérias no Blog

Desculpe a todos pela falta de matérias nos últimos dias, mas devido a muito trabalho acabei ficando sem tempo.

Mas a partir desta semana volto com força total ok?

Agradeço a compreensão de todos.

Mac OS 10.6 nas lojas

Amigos,

O novo sistema Mac OS 10.6 Snow Leopard já pode ser encontrado nas revendas Apple autorizadas ao preço de R$ 79,00.

Os que já o instalaram garantem: Está bem estável e rápido. A instalação ou upgrade ocorreu sem maiores problemas.

Ainda não instalei o meu, mas assim que o fizer, farei um post especial sobre ele ok?

Se ainda não comprou o seu, corra e ligue para a Made4You (21) 2543-5261 e garanta já o seu.

Abraço a todos!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Mac OS 10.6 Snow Leopard

Finalmente a Apple lança a versão de seu novo sistema operacional: O Mac OS X - Snow Leopard.

Ele foi lançado mundialmente no final do mês de Agosto, mas no Brasil dever estar disponível nas revendas autorizadas Apple a partir da segunda quinzena de Setembro.

Se você comprou seu Mac depois do dia 08 de Junho de 2009 você poderá adquirir a versão update (atualização) do novo sistema por R$ 25,00. Desta forma, poderá realizar o upgrade (atualização) da versão atual de seu Mac (10.5 Leopard) para a nova.

Para isso, deve-se acessar o site da Apple Brasil (http://www.apple.com/br/macosx/uptodate/), imprimir e preencher o formulário de pedido, seguir os procedimentos de envio do formulário, pagamento e aguardar a chegada do CD em sua casa.

Uma informação importante: O Mac OS X Snow Leopard só pode ser instalado em equipamentos Apple com processadores Intel, ok? Portanto, se você tem um equipamento Apple com processadores G4 ou G5, infelizmente, estará fora do upgrade.

O sistema também poderá ser adquirido nas revendas autorizadas Apple por R$ 79,00 após a chegada nos distribuidores oficiais.

Na Made4You (http://www.made4you.com.br) você já pode fazer um pedido de reserva online e garantir o seu.

Eu já fiz a minha reserva!

domingo, 30 de agosto de 2009

Mac ligado 24 horas?

Muita gente não sabe, mas quanto mais tempo seu Mac ficar ligado, melhor para a vida útil de seus componentes eletrônicos.

Todo eletrônico (televisão, aparelhos de som, microondas...) foi desenvolvido para ficar ligado a tomada o tempo inteiro. A função Stand By mantém o aparelho ligado com o mínimo de energia necessário para ser utilizado a qualquer momento.

Com computadores é a mesma coisa. E com seu Mac não poderia ser diferente.

Você não precisa desligar seu Mac todos os dias após seu uso para ligá-lo novamente no dia seguinte. A opção Sleep ou Repouso, cuida dessa parte pra você. Está localizada no menu da maçã, no alto a esquerda de sua tela do Mac OS.

Uma vez acionada seu Mac estará utilizando o mínimo de energia necessária para continuar ligado. Desta forma, os componentes eletrônicos são poupados, a sua tela é desligada e por aí vai. Seu Mac parece estar desligado, mas não está. Ele está literalmente, dormindo.

Ao tocar em qualquer tecla do teclado ou fazer algum movimento com o mouse seu Mac acorda.

É claro que para se deixar um equipamento como seu Mac ligado 24 horas é necessário tomar alguns cuidados. O principal deles é possuir um Nobreak.

Um Nobreak é um equipamento composto por tomadas protegidas contra surtos elétricos de energia (conhecidos como picos de luz) e alimentado na falta dessa energia elétrica, por uma bateria recarregável. Sua função é: Na falta de energia elétrica manter os equipamentos ligados por alguns minutos, oferecendo a você tempo suficiente para salvar seu trabalho e desligar seu Mac com calma e segurança.

O valor de um Nobreak de potência razoável para se conectar um Macmini com monitor ou um iMac, fica na casa dos R$ 350,00 (modelo APC BE-600BR)* ou para o caso de possuir um MacPro, R$ 750,00 (modelo APC BR-1500)*.

(*)Fonte: www.made4you.com.br

sábado, 29 de agosto de 2009

Atualização do Sistema

Manter o sistema atualizado é um item obrigatório para manter seu Mac rodando 100%.

Por padrão, o sistema operacional Mac OS X já vem configurado para verificar as atualizações periodicamente. Mas caso queira verificar se você realmente já fez estas atualizações (seu Mac precisa estar conectado a Internet antes de seguir os passos abaixo), siga o exemplo:

Clique no ícone da maçã (no alto, a esquerda) e escolha a opção Software Update. A mensagem Checking for new software será mostrada, e em seguida ela vai listar todas as atualizações disponíveis para cada um dos software Apple instalados em sua máquina (sistema operacional, iPhoto, iTunes, Pages etc...).

































Se nenhuma atualização estiver disponível (como na tela abaixo) o processo está terminado. Seu sistema já se encontra atualizado.
















Encontradas as atualizações, clique no botão Install Items. A tela de Contrato de Licença do Software será mostrada (um Contrato de Licença para cada software encontrado que necessitar de atualizações, portanto, esta tela pode aparecer mais de uma vez ok?). Leia o contrato e, concordando, clique no botõa I Agree, no final da página. Imediatamente, o sistema começará o download e a instalação das atualizações.

Ao terminar, dependendo da atualização realizada, o sistema informará que precisa reiniciar seu Mac para concluir as instalações.

Pronto. Sistema e softwares atualizados.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Mac roubado ou perdido!

Ao contrário do que muitos pensam, roubos de laptops, iPhones, iPods e até mesmo Desktops são comuns em muitos lugares no Brasil e do Mundo.

Existem casos até mesmo de usuários que esquecem seus portáteis, iPods e iPhones nos lugares onde frequentam, como bares, lojas, aeroportos etc.

Todo equipamento Apple tem um número de série único, que o identifica. Não existe no Brasil uma lista oficial de equipamentos roubados, mas pensando em ajudar quem está passando por uma situação dessas resolvi criar esta parte do Blog. Aqui, você pode avisar a todos do acontecido, informando a configuração de sua máquina, circunstâncias, características (se possui adesivos, marcas etc...), o número de série, enfim, dados que possibilitem a identificação de sua máquina por parte de quem consulte esta coluna.

Fique a vontade, este espaço é para você.

Boa sorte!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Acentuação no teclado Apple

Acentuar no teclado Apple (que está no layout inglês, que dispensa o uso de acentos) pode parecer estranho para muitos usuários, principalmente os recém-chegados ao Mac OS, pois deve-se fazer uso de uma combinação de teclas para que os acentos funcionem.

Abaixo você acompanha a combinação de teclas que você deve usar para acentuar corretamente em seu sistema:

acento agúdo : tecla option + letra E + letra a ser acentuada
acento circunflexo : tecla option + letra I + letra a ser acentuada
acento crase : tecla option + tecla crase + letra a ser acentuada
cedilha : tecla option + letra C
acento til : tecla option + letra N + letra a ser acentuada













Os atalhos para as funções Copiar, Colar, Recortar e Desfazer no Mac OS também mudam. Aqui, ao invés de usar a tecla CONTROL (presente no teclado Apple) você vai usar a tecla COMMAND (primera tecla do lado esquerdo da barra de espaço):

copiar : tecla Command + C
recortar : tecla Command + X
colar : tecla Command + V
desfazer : tecla Command + Z













Parece complicado mas não é. Você aprende rápido!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Conectando-se a uma rede sem Fio

Para conectar-se a uma rede sem-fio de seu Mac é ainda mais fácil do que gravar um CD ou DVD.

Na barra do Finder, no canto direito de sua tela, podemos ver um ícone que mais de parece com uma pirâmide de cabeça para baixo, chamado Airport.

Clicando neste ícone, um menu será exibido mostrando todas as redes sem-fio detectadas em sua área. Clicando no nome da rede escolhida, será solicitada uma senha de acesso (caso a rede esteja protegida por senha, o que sinceramente eu espero que sim, para garantir a segurança de quem a usa). Se souber a senha, basta digitá-la e pronto, estará conectado.

Em muitos locais públicos como Shoppings e Aeroportos, encontramos redes sem-fio abertas (sem senha) e podemos nos conectar a elas, pois é para isso que elas estão lá: Para que usuários como você fique a vontade para navegar na Internet de seu Mac, iPod ou iPhone enquanto almoça, lancha ou até mesmo faz compras.

Quando o Airport lista redes que possuem o símbolo de um cadeado, significa que estas redes possuem senha de acesso. A senha de acesso é um recurso que deve ser usado caso você não queira que usuários não autorizados acessem sua rede, usem sua Internet ou até mesmo, invadam seus computadores tendo acesso a seus documentos.

Caso você esteja pensando em instalar uma rede sem-fio em sua casa e não souber como fazer, chame um profissional da área para realizar a instalação e configuração da rede. Nunca, jamais, em tempo algum, a deixe sem senha.

Gravando um CD ou DVD

Gravar um CD ou DVD de dados no Mac é simples e rápido. E o melhor de tudo é que você pode fazer isso sem a necessidade de instalar programas de gravação, pois o próprio sistema operacional lhe dá o suporte a gravação de discos.

Vamos ao exemplo prático, acompanhando as imagens abaixo:

1) Vá ao Desktop de seu Mac e no menu do Finder, clique em File ou Arquivo. Escolha a opção New Burn Folder ou Nova Pasta de Gravação.








2) Uma pasta com o nome Burn Folder ou Pasta de Gravação surgirá no seu Desktop. Dê um duplo clique nela e ela se abrirá, exatamente como na imagem abaixo. Deixe-a aberta.












3) Neste exemplo, no Desktop de meu Mac, tenho uma pasta chamada Fotos onde guardo minhas fotos. Digamos que eu queira gravar estas fotos em um CD. Tudo o que tenho de fazer é arrastar esta pasta para dentro da pasta Burn Folder ou Pasta de Gravação, que deixamos aberta no Desktop. Realizado este passo, o resultado será este:













4) Se não quiser adicionar mais nenhum arquivo ao CD que irá gravar, clique no botão Burn ou Gravar (no alto, a direta).

Importante: A pasta a ser gravada tem de ter tamanho inferior ao suporte máximo de gravação da mídia: CD (700MB) e DVD (4.7GB). Caso contrário, a gravação não será possível.

5) Realizado este passo, o sistema vai perdir que seja inserido um CD em branco para a gravação. Basta inseri-lo e aguardar. O sistema vai reconhecer que o CD foi inserido e iniciará a gravação automaticamente.








Após reconhecer que o CD foi inserido, o sistema vai lhe pedir para dar um nome ao CD, pedirá também que escolha a velocidade de gravação a ser realizada.

Importante: Geralmente, os CDs e DVDs vem impresso em seus rótulos a velocidade máxima de gravação. Fique atento para escolher uma velocidade de gravação que seja suporta pelo CD ou DVD que você inseriu. Basta conferir no rótulo do CD.

Ao final, ele vai avisar que a gravação foi realizada com sucesso.

Pronto! Seu CD está gravado. Faça um teste você mesmo e comprove que vai ser muito mais rápido do que relatei aqui.

Fique atento a próxima postagem.

sábado, 22 de agosto de 2009

O que é Time Capsule

O Time Capsule é uma unidade de backup Apple sem fio, que realiza o backup de seu Mac através do Time Machine.

Além de unidade de backup, o Time Capsule também é um roteador sem fio, possui 4 portas de rede para conectar computadores que não tem suporte a rede sem fio, uma conexão para rede banda larga (não dispensa o uso de modem ADSL) e uma porta USB, onde pode-se conectar qualquer impressora USB e disponibilizá-la na rede como se fosse uma impressora de rede, sem a necessidade de estar conectada fisicamente a qualquer equipamento Apple ou PC.

Incialmente, o Time Capsule estava disponível nas versões com HD de 500GB e 1TB. Hoje, as versões atuais possuem capacidades de 1TB e 2TB, respectivamente.

No Brasil, a unidade 1TB tem preço de venda de R$ 1.499,00, já a nova unidade de 2TB ainda está sem previsão de chegada. Ainda deve ser possível encontrar a antiga unidade de 500GB em alguns distribuidores oficiais Apple. Consulte sua revenda.

No próximo post conheceremos o Airport Express e o AirPort Extreme, os roteadores da Apple.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Que Mac eu tenho?

Já encontrei situações em que ao perguntar ao cliente qual a configuração de seu Mac, a resposta foi uma outra pergunta: "Não sei".

Então, vamos resolver de vez esta questão ok?

No alto, a esquerda de sua tela, você pode visualizar claramente o logo da Apple (uma maçã) e ao clicá-la você vai acessar o menu abaixo:



A primera opção que vemos neste menu é About This Mac (Sobre este Mac). Clique nesta opção e você será apresentado a tela abaixo.



Aqui, já visualizaremos alguns dados básicos sobre seu Mac, como por exemplo:

- A versão do sistema operacional: Mac OS 10.5.8
- O processador de seu Mac: Intel Core 2 Duo 1.83Ghz
- A quantidade e tipo de memória instalada: 3GB DDR2 667mhz
- O nome do disco de inicialização, onde o sistema está instalado: Macintosh HD

Um detalhe importante: Clicando duas vezes sobre o texto que mostra a versão do seu sistema operacional, você pode conferir o número de série de seu equipamento Apple. Não existem dois Macs com o mesmo número de série. Ele é único. É a identidade de sua máquina. Esta informação também consta no System Profile, que falaremos logo abaixo.

Teremos também, ainda nesta tela, acesso a duas outras opções importantes:

O botão Software Update, que ao ser clicado irá se conectar ao servidor da Apple e verificará as possíveis atualizações de sistema pendentes em seu Mac e, caso existam, serão baixadas e instaladas.

E o botão More Info. Neste caso, uma outra tela será apresentada, chamada System Profile.

O System Profile vai lhe fornecer informações completas a respeito do hardware do seu Mac, rede e versões dos softwares instalados.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Time Machine: Configurando

Ao conectar um HD externo em seu Mac, o Time Machine automaticamente irá lhe informar que detectou uma unidade de disco externa e perguntará se deseja tornar esta unidade de disco externa em sua unidade de backup Time Machine.

Ao concordar, você terá acesso a tela de configuração.



No lado esquerdo desta tela, você pode ver o logo do Time Machine e logo abaixo dele a opção OFF (desligado) ou ON (ligado). Clique na opção OFF por enquanto, até configurarmos tudo.

No lado direito desta mesma tela você terá acesso a informações:

Name (Nome): (no caso o nome de sua unidade externa de backup);
Available (Disponível): Onde você saberá qual o tamanho de sua unidade externa de disco e o quanto tem de espaço disponível para realizar o backup do Time Machine;
Oldest Backup (Backup mais antigo): Data do primeiro backup realizado;
Latest Backup (Último backup): Data e hora do último backup realizado;
Next Backup (Próximo backup): Data e hora do próximo backup a ser realizado.

Ainda nesta tela, teremos mais duas opções: O botão Change Disk (Mudar disco) e o botão Options (Opções). Vamos ver agora o uso destes dois recursos.

Change Disk: Permite que você escolha outra unidade de disco externo para realizar o backup com o Time Machine. Vamos supor que você queira trocar seu disco externo por outro, ou mudar de unidade externa USB para Firewire, ou por um HD externo maior, por exemplo. Basta clicar neste botão e na janela que se abrirá escolha o novo HD externo de backup, depois clique no botão Use for Backup (Usar para Backup). Pronto!












Options: Nesta opção, você informará ao Time Machine quais as pastas cujo backup você quer ignorar, ou seja, o que você NÃO quer que ele realize backup. Clicando no sinal de + você marca as pastas que não deseja inserir em seu backup, clica no botão Exclude (Excluir) e ela aparecerá na lista. Você pode adicionar quantas pastas quiser. Caso não escolha nenhuma pasta para excluir do backup (o que não é obrigatório) deixe como está e o Time Machine fará um backup completo de seus dados de usuário e arquivos de sistema, incluindo até mesmo os programas.



Certo, seu Time Machine está pronto para trabalhar! Aperte a opção ON e sinta-se mais seguro!

Importante: O primeiro backup é sempre mais demorado, pois o Time Machine realizará todo o backup para o HD externo. Os próximos serão mais rápidos, pois ele vai comparar o conteúdo de seu Mac com o do HD externo e acrescentará de forma inteligente somente os novos arquivos, mantendo lá os antigos, mesmo que você os apague de seu Mac.

Dúvidas?

O Time Machine

Imagine a seguinte situação: Seu Mac está funcionando perfeitamente, seu HD está repleto de seus valiosos dados de anos de trabalho, fotos, músicas, e-mails, planilhas, documentos e sem nenhum aviso o HD simplesmente pára de funcionar. Você então leva seu equipamento até seu técnico de confiança e pede que ele descubra o que aconteceu. Neste momento você recebe a seguinte resposta: Sinto muito, seu HD morreu! Você tinha backup de seus dados? E você responde: Não, precisava?

Mas é claro que sim! O seu HD é um equipamento eletrônico. Tudo tem vida útil, e no caso de seu Mac, não poderia ser diferente. Para prevenir situações com esta, você conta com o Time Machine.

O Time Machine faz parte do sistema operacional Mac OS 10.5 Leopard (versões anteriores do sistema não possuem Time Machine) e realiza uma função na qual muitos de nós pouco dá valor, mas se desespera quando se dá conta de que não a realizou: O backup de nossos precisos dados.

O Time Machine realiza backup automático dos dados de seu Mac para um HD externo firewire (falaremos desta porta de comunicação mais tarde) ou USB (esta você já conhece certo?).

Sem você perceber, durante o uso no dia-a-dia, o Time Machine está trabalhando para você sem interromper o seu trabalho. Ou seja, você nem percebe o que está acontecendo.

No próximo post veremos como configurá-lo para que você não fique mão!

O Finder

Ao carregar o sistema operacional você já percebe a barra de ferramentas na cor cinza, no alto de sua tela, com a simpática maçã no canto esquerdo e ao seu lado, o Finder.



Com ele é possível criar pastas, gravar CDs e DVDs de dados, obter informações e realizar buscas por arquivos ou pastas, além de infinitos recursos, que veremos a seguir.

E o mais importante: Como tudo no Mac OS estas tarefas são realizadas com pouquíssimos cliques.

Além do menu do Finder, você pode reparar uma barra com pequenos ícones na parte inferior da sua tela. Esta barra chama-se Dock.




O Dock está sempre presente em todas as telas do sistema. Nela encontramos os ícones dos programas instalados no Mac OS. Você pode remover ou adicionar ícones de programas no Dock quando quiser.

Apresentando o Mac OS X

Atualmente, o sistema operacional Mas OS X está na versão 10.5, conhecida como Leopard.

Você vai conhecer o sistema e seus principais recursos e aplicativos, como o Finder, Time Machine, iTunes, Mail, Safari, iCal, iChat, Address Book, iPhoto, Dashboard e System Preferences.

Depois, falaremos um pouco sobre outros pontos importantes como as portas de comunicação de seu Mac (USB e Firewire), rede sem fio e a cabo, e muito mais.

Então, chega de jogar conversa fora.

Um grande abraço.

Seja bem vindo!

Gostaria de agradecer a sua visita.

O mundo Blog é novo pra mim (é meu primeiro Blog), espero que gostem. A intenção é ajudar você a conhecer melhor este sistema operacional maravilhoso que nos encanta desde o seu lançamento: O Mac OS X.

Você também vai conhecer um pouco da história da Apple e sua linha de produtos atual.

Atualizarei este Blog sempre que puder, prometo!

Obrigado por sua visita e um grande abraço.