quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Formatando um HD no Mac

Vamos aprender agora a formatar uma unidade de disco que esteja conectada a seu Mac, seja ela um HD externo, interno ou uma pendrive. Para realizar esta tarefa utilizaremos o Utilitário de Disco.

Primeiramente, vá na pasta Aplicativos e procure a pasta Utilitários.
Uma vez nela, procure pelo ícone do Utilitário de Disco.


















Dê um duplo clique no Utilitário de Disco e você terá acesso a tela abaixo:





















No lado esquerdo da tela, você terá um coluna onde mostrará todos as unidades de disco, externas ou internas, encontrados pelo sistema. No exemplo abaixo, vamos formatar uma pendrive ok?

Clique na unidade de disco que deseja formatar, no caso de nosso exemplo, a pendrive.





















Observe que ao clicar na unidade de disco que deseja formatar, as opções no lado direito da coluna tornam-se disponíveis para uso. No caso, vamos optar pela aba ERASE (apagar).

Em FORMAT mantenha a opção padrão de Mac OS Extended (Journaled). Em NAME coloque o nome que deseje usar na unidade de disco. No caso, se não inserir nenhum nome ele aceitará o nome padrão UNTITLED. Ok?

Basta agora clicar no botão ERASE.

Neste momento, um aviso surgirá na tela, como na figura abaixo:











O aviso pede para confirmar que você estará formatando a unidade de disco que escolheu e todos os dados nela gravados serão apagados. Ok? Clique em ERASE.

Aguarde alguns segundos e pronto. Sua pendrive ou unidade externa estará formatada, apagada, pronta para uso.

Importante: Apagar ou formatar um HD ou pendrive não significa que você definitivamente apagou os arquivos que nela se encontravam. Através de ferramentas de recuperação é possível recuperar arquivos de Hds formatados, isso devido aos níveis de formatação existentes, mas isso será assunto de um outro post ok?

Um grande abraço a todos.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Problemas ao gravar CD ou DVD no Mac

Isso é cada vez mais comum:

Você tenta gravar um CD ou DVD no seu Mac e recebe de presente uma mensagem de erro do sistema informando que por algum motivo não foi possível gravar o seu projeto, música ou backup no CD ou DVD que você escolheu. E agora?

O primeiro ponto a ser observado é, na minha opinião, a marca da mídia (CD ou DVD) que você está usando. Pode parecer engraçado gravar uns e não gravar outros, mas podemos explicar isso também.

Parece papo de quem quer vender mídias de marcas conhecidas no mercado como Sony, Panasonic, LG etc... Mas não é.

Em muitos locais no RJ (e em todo o Brasil) você encontra os "camelódromos" da vida, onde se vende de tudo: Mídias originais e piratas. Isso mesmo, CDs e DVDs falsos, de má, péssima qualidade.

As falsas mídias são bem mais baratas do que as mídias originais e de marca, porém, sua qualidade é muito inferior, pode acreditar.

Ao comprar uma mídia para gravar em seu Mac ou até mesmo em seu PC, fique atento e não gaste seu dinheiro de bobeira (isso mesmo, comprar mídia deste tipo é jogar dinheiro no lixo).

Observe se a superfície do CD ou DVD (aquela parte de cima onde fica o rótulo da marca) tem uma proteção que mais parece uma camada de resina, que ajuda a proteger a mídia de danos sérios como arranhões (pensou que deveria se preocupar com arranhões somente na parte debaixo do CD ou DVD não é? está enganado).

A parte de cima da mídia é onde ficam gravados os dados. Eles são gravados pelo lado de baixo (aquela parte que mais parece um espelho), por isso o CD ou DVD entra no drive como o rótulo para cima, para que o feixe do laser possa gravar os dados debaixo para cima.

Uma mídia que não tem uma proteção adequada na parte superior pode ser danificada com um simples arranhão e aí, lá se vão os seus dados embora.

É claro que o gravador de DVD de seu Mac (ou até mesmo o sistema operacional) pode estar com problemas e necessitar de reparos (no caso do sistema) ou troca (no caso do gravador), mas em geral, o primeiro problema começa com as mídias de má qualidade.

Pode ser um erro do usuário, onde ele não saiba gravar um CD ou DVD por que ele nunca precisou? Sim, pode acontecer, mas em geral, a mídia tem sempre mais culpa.

Mas para orientar os usuários, fique atento ao próximo post, onde vou mostrar como é fácil gravar um CD ou DVD no seu Mac.

Até lá.

Cuide da bateria de seu portátil

Muitos usuários Mac reclamam de problemas relacionados a bateria de seus portáteis, seja ele um iBook, PowerBook, Macbook ou Macbook Pro.

Vamos entender um pouco como funciona o carregamento de uma bateria:

A bateria foi desenvolvida para receber carga, manter esta carga durante um determinado período e descarregar esta carga ao ser utilizada pelo portátil. A cada vez que a bateria é descarregada quase por completo e recarregada novamente até sua totalidade (100%), dizemos que a bateria realizou um ciclo completo de carga.

A bateria tem um determinado número de ciclos que ele consegue realizar durante sua vida útil. Ao final deste número total de ciclos ela começa a apresentar problemas de carga. O principal sintoma é quando seu portátil fica conectado ao carregador de parede recarregando sua bateria e ao final do período, quando a bateria diz estar com 100% de sua capacidade, você percebe que ao usá-la ela não aguenta muito tempo, descarregando mais rápido do que deveria. Isso é um sinal de que sua bateria não está bem de saúde e em pouco tempo você terá de trocá-la por uma nova. A sua vida útil está chegando ao fim.

Um portátil foi desenvolvido para ter uma bateria pois ele precisa ser transportado de um lado para o outro. Caso contrário, se você ficasse com ele ligado a tomada o tempo inteiro ele seria um desktop e não um portátil! Portanto, a bateria é uma parte do portátil, ele não foi construído para viver sem ela.

Eu já ouvi diversas pessoas e até mesmo profissionais da área técnica falando para o cliente: "Deixe seu portátil sem a bateria e só a use quando você quiser levar o portátil para outro lugar, assim você vai aumentar o tempo de vida útil da sua bateria". Sinceramente, isso é o maior absurdo que alguém pode dizer. A bateria não está lá para ser retirada e conectada o tempo inteiro! Ainda mais por que a cada vez que você quisesse realizar este procedimento teria de obrigatoriamente desligar seu portátil para fazê-lo (nunca, nunca retire a bateria de seu celular com ele ligado).

Eu desafio qualquer fabricante de computadores portáteis (até mesmo outras marcas que não sejam Apple) e fabricantes de telefones celulares, a vir a público concordar com esta afirmação.

A bateria existe para ser carregada e descarregada.


Quer aumentar o tempo de vida útil de sua bateria, diminua os ciclos de carga.

Mas como faço isso?

É simples: Quando sua bateria estiver em 50% de carga, você conecta o carregador de seu portátil na parede e aguarde a carga da sua bateria chegar aos 100% novamente.

Pronto, você deu 1/2 carga em sua bateria, ou seja, ela não completou o ciclo completo então ela fez 1/2 ciclo entendeu? Na próxima vez que você fizer este procedimento (ou seja, der outra 1/2 carga) ela vai dar outro 1/2 ciclo, completando 1 ciclo ao invés de 2, entendeu?

Mas lembre-se do que diz o seu amigo aqui: Nunca, jamais em sua vida fique tirando e colocando a bateria de seu portátil ou até mesmo celular pensando que assim você vai economizar a bateria.

Imagine se seu portátil estiver conectado a parede (sem a bateria) e neste momento faltar luz? Ele apaga, você corre o risco de perder seu arquivo de trabalho, causar um problema no equipamento pelo desligamento involuntário da máquina, corromper o sistema ou causar danos maiores ao seu equipamento.

Vai comprar um no-break para o seu portátil? Quer jogar dinheiro fora ou está sobrando dinheiro pra isso? Fala sério, você já tem um nobreak nele: A sua bateria!

Quem discordar disso, me prove o contrário!

Um grande abraçø a todos!